domingo, 9 de março de 2014

Da Torre ao Caparaó

Uma: eu sou astrólogo. O quê ? Você trabalha em um dos prédios mais modernos de uma das cidades de melhor qualidade de vida com um restaurante em construção no topo e vem me dizer que é astrólogo e trabalha no Planejamento de uma Federação ? SIM, é isso o que eu estou dizendo. E seu disser que sou um dos melhores pesquisadores de campo em atividade (Ainda que no escritório) tá bom para vocês ? Não né, qualquer um possui as suas dicotomias e contrariedades.

Certo, certo, nesse mundo há espaços para diferenças e diversidades dentro e fora de nós. E se eu disser que não acredito em coincidências, mas em sincronias, sincronicidade e Teoria do Caos ? "Muito bem, você está conseguindo parecer um louco com isso". É, mas a ideia não parecer que sou um abestalhado ou excêntrico, mas que você precisa abrir a sua cabecinha para o novo mundo que se avizinha meu camarada, mais que no seu horizonte físico, no seu horizonte virtual também.

Penso no terceiro e último filme de Matrix e na conversa de Neo com indiano, a melhor metáfora cotidiana que explica os nossos dias mas que por enquanto ninguém conseguiu colocar somente a faixa no You Tube. Enfim, naquele instante captei para o resto de minha vida que tudo é hora de tudo e de certa forma está interligado no espaço-tempo, e que por enquanto isso ainda é bem incompreensível para nós (pior se recusarmos a aceitá-lo e entendê-lo).

E este texto texto surgiu porque simplesmente de surge no chatbook um amigo pedindo para dar uma olhada no clip de sua banda (Aldeia - Minha Menina), um post de outro amigo falando de um Festival de "TecnoXamaninsmo" convergindo num plano de festival que pretendo revolucionar e acelerar a cabeça de muita gente neste estado e no Brasil. Sem mais, vamos postá-los:
Faz algum tempo e diziam que uma nova forma de Jornalismo estava em gestação. Ainda que não se fosse fácil de visualizar, o contato das pessoas através das redes sociais (lá atrás, não muito distante ICQ's, Messenger, Orkut ) provocou a interação e a troca de informações entre as pessoas com mais velocidade. Era esperado um resultado comercial disso na fluidez das transações comerciais, mas vemos que hoje a importância social e política é muito maior do que se poderia prever.

Falo isso porque já persigo essa ideia de blog há algum tempo, mas aguardando um bom momento para lançar um veículo pessoal de interação e reflexão dos principais fatos e notícias sem a necessidade de se prender à linhas editoriais ou diretrizes de veículos de comunicação alinhados com formas de poder vigentes que impeçam o livre fluxo de idéias e contestações justas da população e segmentos. Compara-se a Praça Tahir hoje com a vitória do movimento dos garis do Rio de Janeiro na noite de ontem (08/03).

E é fantástico o pulo que você pode dar tanto da esfera pessoal como para a órbita coletiva e imprimir a sua marca e contribuição ao todo sendo atuante e também decisivo, não sem passar de um porém de um efeito inverso: também se pode ser atacado por várias "picadas" de abelhas cibernéticas conforme você tem maior dimensão dentro do contexto virtual. É um indicador da responsabilidade com o que nós escrevemos e a energia que trocamos. Enfim, quando imparcialidade se transforma em bom-senso e cumplicidade, penso.

sábado, 8 de março de 2014

Boa parte do meu tempo tem sido dedicada ao trabalho como pesquisador, algo que me gratifica muito por ter conseguido uma grande vitória depois de um momento de estagnação e dificuldades na vida. Consegui me restabelecer, regularidade nas contas, praticar as minhas atividades físicas que costumava e adquiri, porque não ? Em fazer regularmente.

Mas toda bruxa dá uma vazada e aproveita para aterrorizar um tanto a vida das pessoas e não foi diferente no meu caso, depois do meu aniversário, quando alguns dias depois consegui novamente torcer o tornozelo e ficar uma semana de "molho" em casa. Molho vírgula, porque aproveito para colocar meu blog em dia e em paralelo acompanhar o Facebook nas rápidas postagens. Aqui vai ser um espaço para refletir de debater as postagens, informações e matérias que valham comentários e reflexões.

Meu blog está agregado ao Ad Sense, e o grande desafio aqui será torná-lo viável para auxiliar em meu mundo pessoal e digital com postagens que agreguem valor e curiosidade, bem como outros processos de auto-conhecimento e desenvolvimento pessoal. Estamos tentando isso há algum tempo, paramos às vezes, mas mas buscando esta regularidade nas postagens e percepções aqui colocadas. Vamos lá de novo, boa sorte para nós !!